Arquivos da categoria: Consultar passagem de ônibus

Sistema permite consultar passagens de onibus variadas

Sistema consultar passagens de ônibus

Já imaginou poder consultar passagens de onibus e conferir o tempo de espera entre um ônibus e outro durante o embarque em um terminal? Em São Paulo e Santo Antônio isso já é possível. Mesmo em fase de teste, a implantação dos monitores nos terminais rodoviários tem agradado os passageiros. Para quem utiliza o serviço, uma das principais vantagens apontadas é a possibilidade de usar melhor o tempo de espera. Dá tempo até para tomar um lanche ou ir ao banheiro sem se preocupar. Além de tudo, há outros benefícios, como poder escolher, entre dois ônibus rodoviários que servem uma mesma região.

Mesmo aos que não estão familiarizados com o transporte coletivo, pode até parecer pouco, mas não é. A obtenção de informações tem sido nos mais de 20 anos de funcionamento dos terminais, um problema recorrente para os usuários do sistema, que com frequência precisam esperar em filas para tirar dúvidas sobre linhas, trajetos e horários. Mesmo com as possibilidades oferecidas pela informática e o baixo custo dos computadores, até poucas semanas atrás a estrutura de informações dentro dos terminais era quase que inteiramente baseada no atendimento em guichês, com inevitáveis gargalos em horários de muita procura. No contexto geral, a informação aos usuários começou a melhorar com a disponibilização dos horários e itinerários de ônibus interurbanos na internet e, mais recentemente, com a oferta de um aplicativo grátis que permite fazer consultas por meio de smartphones. Mas, dentro dos terminais, a evolução tecnológica ainda está chegando.

Posicionados sobre cada ponto, os monitores de LED exibem informações que são atualizadas a curtos intervalos, com base em dados sobre a localização dos coletivos, transmitidos em tempo real via GPS. Assim como o acesso mais fácil e rápido aos horários, há outras medidas, algumas, inclusive, mais baratas e de fácil implementação para ajudar na melhora dos serviços. Em São Paulo, a prefeitura resolveu colocar caixas de sugestões espalhadas nos terminais para detectar aspectos negativos que, em seu conjunto, influenciam na percepção de conforto e qualidade. Limpeza dos veículos rodoviários, organização das filas, orientação no embarque das linhas mais problemáticas e facilidade para aquisição de bilhetes são exemplos de melhorias que foram buscadas dessa maneira.